quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pedido de Justificativa sobre Exonerações

O FOGEM necessita que seus membros (Gestores de escolas e cmeis posicionem-se urgentemente concordando ou não com a elaboração e envio de um Pedido de Justificativa do FOGEM para a SME, requerendo justificativa(s) que ancorem as recentes exonerações de diretoras de CMEI, legalmente nomeadas para o triênio 2011-2013. Não havendo justificativa maior, que sejam desconsideradas as exonerações, pois há suspeita de perseguição política, em alguns casos.

Um caso a destacar é o que envolve a diretora recém exonerada Joséria do CMEI Frei Damião, que é super querida na comunidade e por seus colegas profissionais. Ela substituiu a atual Secretária Adjunta de Gestão da SME, na época, a gestora da Creche, a partir do mandato do prefeito Carlos Eduardo, o que gerou contrariedade na ocasião. Ao que parece, o sentimento negativo ainda não foi diluído.

O Conselho Comunitário do bairro Bom Pastor, atendendo a pedidos de mães de usuários, saiu em defesa da diretora exonerada Josélia (CMEI Frei Damião) e promoveu uma ação no CEMURE. Mesmo sendo pacífica e ordenada, a ação gerou certo mal estar, nos secretários da SME presente no evento, pois entenderam que o momento era inoportuno. Mesmo assim, agendaram reunião com representantes dos manifestantes para o dia 22/06, as 16h, no gabinete SME.

A reunião aconteceu com o secretário adjunto Marcos Cleber. Estiveram presentes representações de dois cmeis, na maioria, mães de alunos, que, emocionadas pediam o retorno das diretoras Joséria e Daniela. Marcos ouviu atenciosamente as representações e prometeu que próxima segunda a tarde teria uma resposta se era possível ou não o retorno das diretoras as suas funções.

O SINTE-RN também entrou na briga para coibir possíveis perseguições políticas, segundo afirmou Fátima Cardoso. O FOGEM tem obrigação de se posicionar.

Assim, o dirigente de escola ou cmei que concordar com o Pedido de Justificativa e/ou Desconsideração das exonerações suspeitas, coloque seu nome, instituição e a referência: Concordo com o Pedido, abaixo da postagem. Como? Clique em "comentário", que abrirá uma janela para fazer o comentário e depois salve-a/publique.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ivana: HOMOSSEXUALISMO - DIFERENÇA ENTRE EDUCAR E FAZER ...

Ivana: HOMOSSEXUALISMO - DIFERENÇA ENTRE EDUCAR E FAZER ...: "Em nome de uma educação contra a homofobia (aversão aos homossexuais) tem-se criado mais polêmicas do que ações verdadeiramente educativa..."

Resumo da Reunião Extra do FOGEM 08.06.2011

         A reunião Extra FOGEM, de 08/06/2011, foi iniciada com os informes sobre o resultado da última reunião com o secretário (relatados nas postagens anteriores). Em seguida, como é de praxe, os gestores presentes (19) relataram os problemas mais críticos de suas escolas que não vinham encontrando as soluções devidas junto a SME, no tempo e/ou na qualidade necessária. 
         Diante de um estado de longa espera das soluções, das constantes cobranças multilaterais, das angústias reprimidas e dos ricos de doença e morte que os gestores escolares enfrentam no contato direto com comunitários da escola insatisfeitos, foi solicitado ao grupo presente encontrar estratégias de estimular a SME e a PMN a acelerar as soluções. As estratégias mais aceitas foram: 1) O FOGEM elaborará um relatório com as demandas mais críticas das escolas (que se associarem a ação) e fará um agendamento junto ao MP para apresentar o relatório. Uma cópia desse será postada no portal do FOGEM, se possível, rico em imagens e depoimentos de membros das comunidades escolares. 
           Outro ponto discutido foi a elaboração de mecanismos legais para a compra da merenda escolar, inclusive, no seu percentual da Agricultura Familiar. O coletivo presente acatou a ideia de realizar consulta pública por blocos de escolas. Foi socializado na reunião um modelo de consulta pública. Ficou entendido que o tema deveria ser melhor estudado e será marcada uma nova reunião para tratar especificamente sobre o tema. A data será divulgada neste portal.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MAIS UMA REUNIÃO

As reuniões com os secretários são sempre boas, animadas e estimulantes. A conversa é agradável e revigorante, os nossos problemas anotados e encaminhados para a solução. O problema é que as respostas ainda são frutos verdes, que esperamos amadurecer por noventa dias, um semestre, dois anos e até agora ainda não podemos colher. Solicitamos aos nossos secretários e secretária a nos dar uma resposta concreta real, aquela que podemos constatar que está acontecendo ou apenas que saimos da inércia, que conseguimos avançar em algum ponto. As palavras ficam rondando corredores, salas, viajam até as escolas e ecoam no vazio. Um plano de ação com prazos e metas postos em papel, aprovados e assinados por alguém maior, não temos, ficamos reféns das promessas. Esperamso os serviços urgentes, o fardamento, as carteiras, os diários de classes, os repasses do ROM e PDE, as UExs nas escolas. Mais uma vez, ontem 07 de junho de 2011, o secretário Walter Fonseca falou que a SME iria ter orçamento próprio, que só assim continuaria, mas é um discurso recorrente e dificil de ser real na atual administração. É lamentável termos tantas pessoas boas a frente de uma secretaria tão forte e importante e não terem o poder de decisão. Em que acreditar?

Ontem Reunião com cúpula SME e hoje com membros FOGEM

A reunião de ontem entre representantes do FOGEM e o secretário Walter e seus adjuntos trouxe poucos fatos novos ou de grande relevância, pelo menos para quem participou dos últimos encontros. Mas reforçou alguns requerimentos e permitiu esclarecimentos de pontos conflitantes. O que podemos destacar da reunião que durou quase três horas é o seguinte:
1) O atual chefe do financeiro SME Marcos comprometeu-se em agilizar os repasses da merenda das escolas que prestarem contas, no intuito de possibilitar a transferência dos 10 (dez) repasses possíveis em 2011;
2) O PDE Municipal 2010 está esperando recursos. O secretário disse que além do citado recurso está trabalhando para garantir os recursos ROM e PDE Municipal 2011;
3) O FOGEM informou que as obras emergenciais não têm acontecido nas escolas previstas, tanto em qualidade quanto em quantidade. O Sr. Paulo da engenharia SME ficou de verificar a situação. Ele informou que a empresa WT está apta não só de realizar a manutenção elétrica e hidráulica das escolas, mas também a instalação de equipamentos e redes novas, quando autorizados pela engenharia;
4) A cúpula da SME aceitou bem a idéia de possibilitar que as escolas tenham um Zelador (Faz-Tudo) para realizar pequenos serviços de reparos de elétrica, hidráulica e edificação. Segundo o adjunto Marcos estão buscando as vias legais e a parceria com o MP para realizar a contratação, onde a escola poderá indicar o prestador do serviço;
5) O FOGEM ainda informou que a empresa SS estaria transferindo alguns de seus funcionários de determinadas escolas, sem a anuência dos gestores e a devida substituição, como medida legalizar a não entrega dos vales transportes ao aproximar os funcionários dos seus locais de moradia. Ficaram de averiguar a denúncia;
6) O FOGEM solicitou ao Secretário e seus adjuntos que todos requerimentos encaminhados a a cúpula da SME fossem respondidos sobre sua possibilidade ou, quando não, as devidas justificativas, através do endereço de email oficial do FOGEM (fogemnatal1@gmail.com), para que seja dada a devida publicidade no portal FOGEM (www.fogemnatal.blogspot.com).

HOJE, dia 08 de junho de 2011, as 14h30, no CEMURE, teremos reunião extraordinária FOGEM para dar encaminhamentos sobre a Consulta Pública referente a a compra do percentual de merenda na Agricultura Familiar. A idéia inicial é que as escolas fazem CP em bloco de 4 a 5 escolas.  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

UMA SECRETARIA SEM RESPOSTAS

Os problemas são os mesmos, para onde olhamos ou vamos as dificuldades apenas aumentam. A secretaria de educação tem como plano dificultar, punir peseguir e os educadores, sabemos que a ordem vem lá de cima, se não fosse assim por que não conseguimos resolver nossos problemas? A manutenção, o fardamento, a centralização da merenda, a falta de repasses financeiros PDE e ROM. O que acontece? Apenas encontramos palavras ao vento, amanhã teremos mais um encontro com secretario de educação, mas teremos alguma resposta? Acredito que não, é hora de irmos além, buscar o ministério público e formalizar as nossas angusticas e perguntas sem respostas.

domingo, 5 de junho de 2011

Informes sobre a Reunião FOGEM de 01.06 e outros importantes.

      A reunião ordinária da quarta dia 1º aconteceu com pouco quorum, mas o suficiente para compartilharmos informações. Wandell socializou informações sobre a última reunião com a cúpula da SME. O destaque dela foi a tentativa do financeiro de reter "oficialmente" uma ou duas parcelas da merenda 2011, alegando não haver tempo hábil para as escolas e cmei's resgatarem todas as dez previstas. Para piorar, Marcos, o novo chefe do financeiro, disse que só pagaria uma parcela por mês. Wandell afirmou que, falando em nome do FOGEM, colocou-se firme no sentido do financeiro e outros setores buscarem agilizar o processo de pagamento e não o contrário, visando compensar os entraves (de pagamento) oportunizados pela SME na absorção dos custos cartoriais durante o processo de atualização das UEX. Vamos ver nos próximos quinze dias se a SME entendeu o aviso. A reunião com o Secretário prevista para dia 02/06 foi remarcada para dia 07, as 15h, na SME. Quem quiser ir pra comissão ligue para Wandell (Escola Terezinha Paulino).
        Outra informação importante colocada na reunião foi sobre o PDE Federal e Municipal. Milton sondou e incomodou a maior parte da cúpula da SME durante dias até obter informações importantes sobre os PDE's Federal e do Municipal. O Municipal entrou nos restos a pagar, foi processado e esta a espera dos recursos. Falta estimularmos as devidas pessoas  (Micarla e Walter) para priorizarem o pagamento. Se necessário com a ajuda do MP. Quanto ao Federal, acabou o discurso generalizado de havia entraves na prestação de contas das escolas. Essa informação de tinha sustentação duradoura, pois várias das 23 escolas que não receberam PDE2010 prestaram contas dentro do prazo do primeiro lote de informações da SME. A desculpa de que esperavam a aprovação de uma nova resolução também não poderá mais ser usada como desculpa. A Resolução 25 que dar novo regulamento PDE já está em vigor e postada na site do FNDE. Das 6 escolas que ainda não tinham recebido os recursos PDE 2009 , 5 deles receberam junto com os recurso do 2010. Só o Maria Madalena não foi contemplado. Assim, há uma possibilidade dos recursos estarem saindo por esses dias. Se não acontecer vamos acionar do MP Federal.
        Outro ponto muito importante iniciado na reunião foi as medidas para compra da merenda nos seus 30% da Agricutulra Familiar. Foi visto que podemos realizar a Consulta Pública para tomada de preços em blocos de escolas, preferencialmente, que fiquem próximas. Como não haviam muitas escolas presentes, foi decidido que teríamos uma reunião extraordinária no dia 08/06, quarta-feira, as 14h30, no CEMURE. As escolas interessadas em realizar a consulta pública em bloco devem mandar represente.

sábado, 4 de junho de 2011

NINGUÉM TÁ NEM AÍ !

Sem querer ofuscar o debate abaixo, postado por Poetrix, que é de suma importância a participação de todos, devo dizer que as pessoas parecem não estar nem aí para essa essa nova resolução que reduz o numero de alunos de 24 para 12 em sala de aula com 2 professores atendendo. Pensando na qualidade do trabalho, seria o ideal, realmente, se não representasse uma massificação de excluidos nas comunidades carentes. Maior do que a já existente.
Já conversei a respeito com algumas pessoas da Secretaria e, a maioria delas,  sequer tem  conhecimento sobre isso. Ao contrário das educadoras infantis que conseguiram a conquista e que, algumas delas assumindo agora a direção dos Centros Infantis oriundos das creches do MEIOS, já estão praticando a lei na matrícula.
E aí? Fica assim mesmo? O povo que se ...? Como é que é?

(A quem interessar os detalhes sobre a Resolução 001/2011:  http://cmeisal.blogspot.com/)


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alguém sabe responder?

E por falar em minha escola falta isso... gostaria de perguntar se alguém tem conhecimento sobre os serviços urgentes, urgentíssimos que seriam realizados em algumas escolas, pois até o presente momento a escola onde trabalho continua necessitando urgentemente esses serviços. Apesar de estar na lista que circulou em uma reunião realizada no CEMURE, até agora ninguém se pronunciou a respeito. Não estou entendendo mais nada: a WT( solicitada há mais de dois meses) não aparece para fazer a manutenção; os serviços de engenharia não são realizados; o material para registro da presença dos alunos ( diário de classe) não tem porque a gráfica não entregou. Afinal, como as escolas podem realizar um bom trabalho com tantas deficiências? A educação anda mal das pernas, esses são alguns dos fatores que possibilitam identificar o quantorealmente ela está mal.