Este Portal pertence ao Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal. Pretende ser o melhor ambiente de comunicação, consulta e divulgação das demandas das Escolas associadas. A SME, o Ministério Público e outros poderão solicitar postagem de informações de interesse das escolas. Cadastre-se e mande sugestões, críticas e informes via: fogemnatal1@gmail.com. Colabore. Siga-nos.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Gostei desse texto, achei de uma tremenda sabedoria.Não conheço o autor.
A "tequinologia" do abraço por um matuto mineiro
O matuto falava tão calmamente, que parecia medir, analisar e meditar sobre cada palavra que dizia...
- É... das invenção dos homi, a que mais tem sintido é o abraço. O abraço num tem jeito di um só aproveitá!
Tudo quanto é gente, no abraço, participa uma beradinha....
Quandu ocê tá danado de sodade, o abraço de arguém ti alivia.. .
Quandu ocê tá cum muita reiva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum reiva...
Si ocê tá feliz e abraça arguém, esse arguém
pega um poquim da sua alegria... Si arguém tá duente, quandu ocê abraça ele, ele começa a miorá, i ocê miora junto tamém...
Si arguém perde outro arguém querido, não há palavras, mas um abraçu silencioso diz tudu...
Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê purquê qui é, qui o abraço tem tanta tequilonogia,
mas ninguém inda discubriu...
Mas, iêu sei! Foi um ispirto bão de Deus qui mi contô.....
Iêu vô contá procêis u qui foi quel mi falô: O abraço é bão pur causa do Coração...
Quandu ocê abraça arguém, fais massarge no coração!...
I o coração do ôtro é massargiado tamém! Mas num é só isso, não...
Aqui tá a chave do maió segredo de tudo:
É qui, quandu nois abraça arguém, nóis fica cum dois coração no peito!...
INTONCE...
UM ABRAÇU PRÔ CÊ!!!!
quinta-feira, 28 de abril de 2011
28 de abril - Dia Nacional da Educação
Por: Cláudia Santa Rosa - educadora
terça-feira, 26 de abril de 2011
Carteiras de Estudante 2011: Novo prazo pra emissão.
Semob prorroga prazo para emissão da Identidade Estudantil 2011
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
"A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), prorrogou o prazo para emissão da nova Identidade Estudantil Eletrônica até o dia 31 de maio de 2011. O prazo inicial para a emissão do documento terminava no dia 30 de abril.
Em Natal estão disponíveis postos de atendimento para emissão do documento para alunos da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal, na Semob (Ribeira), Ginásio Nélio Dias, Área de Lazer do Panatis (zona Norte), Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), na av. 9 ao lado da Rodoviária Nova e Estádio João Machado.
Para a emissão do documento o aluno terá que levar o RG e o Cartão Natal Card Estudante. Quem não tiver o cartão estudantil deve procurar os postos localizados na Semob (Ribeira), área de lazer do Panatis e Machadão."
domingo, 24 de abril de 2011
VAMOS UTILIZAR MAIS ESSE ESPAÇO?
sexta-feira, 15 de abril de 2011
UMA REFLEXÃO SOBRE NÓS NA INTERNET E OS JOVENS NOS LIVROS
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Atenção Educadores e Gestores de CMEI's!!!!!
Gostaria de ver aqui as opiniões e ideias dos educadores e gestores dos CMEI's sobre o assunto, nos comentários deste post. Quem não quiser se identificar, fique a vontade, comente como anônimo, mas não deixe de socializar aqui sua opinião ou idéia.
Atenciosamente,
Milton França (Milttão)
Educador e Gestor Escolar
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Quadro mínimo de Funcionários de apoio das Escolas/CMEIs
Estou tabulando os dados enviados pelas unidades de ensino num quadro resumo. Além dele disponibilizarei links para acessar os documentos emitidos pelas escolas e cmeis, que estarão arquivados no Google Docs, numa conta do FOGEM. Embora em número significativo, não alcançamos ainda a maioria das unidades de ensino.
A escola e cmei que ainda desejar participar do levantamento, deverá fornecer seus dados e a quantidade de funcionários de apoio que julga ser o minimamente, a máxima brevidade, via o e-mail: milttao@gmail.com ou o oficial do FOGEM fogemnatal1@gmail.com.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
REFLEXÃO SOBRE O MASSACRE NA ESCOLA - A VIOLÊNCIA MUITAS VEZES PODERIA SER EVITADA
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Qual a necessidade real de servidores na sua Escola/CMEI?
A Classificação da Tipologia das Escolas usada pela SME Natal, mesmo bem longe da perfeição, tem servido de parâmetros para, entre outras coisas, a definição do quantitativo de servidores de apoio que cada unidade de ensino deve ter e qual o nível da gratificação do seu diretor e seu vice. O pior é que ela está desatualizada. Algumas escolas passaram por ampliação nos últimos anos e ainda não foram realizadas as devidas correções sobre sua tipologia, acarretando perdas significativas para essas escolas e seus gestores. Assim, essa temática tem sido regularmente incluída na pauta de reivindicação do FOGEM. Respondendo as reivindicações, a fala oficial da SME diz, nos últimos quatro ou cinco anos, é que está havendo um estudo sobre o tema e que até agora esse estudo não fui conclusivo ou, pelo menos, divulgado.
O que entendi foi que a SME solicitou ao FOGEM que este se posicione sobre o tema em sua próxima reunião, o que tentou-se acontecer ontem. A coisa não é e não será de tão fácil solução. Imagine a complicação de definir em poucas horas o que um grupo de estudo não o fez em anos de trabalho. Porém, em nome do fortalecimento da parceria entre FOGEM e SME, a maioria dos gestores presentes a reunião de ontem decidiu que construiríamos em caráter de urgência um Quadro de Referência, com base em dados e opiniões das próprias escolas.
Essas informações deverão ser fornecidas durante o dia 7 de abril de 2011, via o WebPortal do FOGEM, como comentário a esta postagem. Assim, todas as escolas e cmeis que desejarem ver sua opinião sendo consideradas pelo FOGEM na construção do Quadro Referencial de Servidores da Apoio para as unidades de ensino da rede municipal de ensino de Natal, devem fornecer através do comentário a esta postagem:
1) identificação da escola/cmei ( turnos de funcionamento e níveis de ensino) 2) nº de turmas de aulas, 3) nº de salas de aula regulares 4) nº salas de aula de apoio, 5) nº salas de apoio diversos e administração 6) nº depósitos, 7) nº de banheiros, 8) existência de pátio coberto e quadras esportivas e recreativa, 9) existência dos programas +Educação, Escola Aberta ou similares, 10) nível de violência e furtos no local, 11) QUANTIDADE TOTAL DE: ASG, PORTEIROS, VIGIAS, MERENDEIRAS, AUXILIARES DE SECRETARIA, OUTROS.
Aguardamos sua participação/opinião. Divulguem para as escolas de sua região ou contato. Se não tiverem internet, usem a Lan House ou outra escola parceira.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
O FOGEM SÓ EXISTE SE ACREDITARMOS NELE
fórum (latim forum, i, praça pública) s. m. 1. Praça pública, na antiga Roma. = foro 2. Local destinando à discussão pública. 3. Reunião ou sítio virtual onde se discute determinado tema. Plural: fóruns. |