quinta-feira, 7 de abril de 2011

Qual a necessidade real de servidores na sua Escola/CMEI?

        A reunião de ontem do FOGEM pouco avançou na pauta proposta. Ficou concentrada nos informativos sobre uma reunião que acontecera dia anterior e que envolveu alguns gestores, o novo secretário e alguns dos seus assessores e um debate sobre "Classificação Tipológica das Escolas X Quantidade de Servidores de Apoio X Jornada 8 horas de trabalho". Como não estive na reunião com o secretário, não poderei dar detalhes. Os gestores Wandell e Christyan, por exemplo, poderão postar aqui informações com mais segurança e detalhes, como bem o fizeram em suas falas da nossa reunião de ontem.

          A Classificação da Tipologia das Escolas usada pela SME Natal, mesmo bem longe da perfeição, tem servido de parâmetros para, entre outras coisas, a definição do quantitativo de servidores de apoio que cada unidade de ensino deve ter e qual o nível da gratificação do seu diretor e seu vice. O pior é que ela está desatualizada. Algumas escolas passaram por ampliação nos últimos anos e ainda não foram realizadas as devidas correções sobre sua tipologia, acarretando perdas significativas para essas escolas e seus gestores. Assim, essa temática tem sido regularmente incluída na pauta de reivindicação do FOGEM. Respondendo as reivindicações, a fala oficial da SME diz, nos últimos quatro ou cinco anos, é que está havendo um estudo sobre o tema e que até agora esse estudo não fui conclusivo ou, pelo menos, divulgado.
         O que entendi foi que a SME solicitou ao FOGEM que este se posicione sobre o tema em sua próxima reunião, o que tentou-se acontecer ontem. A coisa não é e não será de tão fácil solução. Imagine a complicação de definir em poucas horas o que um grupo de estudo não o fez em anos de trabalho. Porém, em nome do fortalecimento da parceria entre FOGEM e SME, a maioria dos gestores presentes a reunião de ontem decidiu que construiríamos em caráter de urgência um Quadro de Referência, com base em dados e opiniões das próprias escolas.
       Essas informações deverão ser fornecidas durante o dia 7 de abril de 2011, via o WebPortal do FOGEM, como comentário a esta postagem. Assim, todas as escolas e cmeis que desejarem ver sua opinião sendo consideradas pelo FOGEM na construção do Quadro Referencial de Servidores da Apoio para as unidades de ensino da rede municipal de ensino de Natal, devem fornecer através do comentário a esta postagem:
1) identificação da escola/cmei ( turnos de funcionamento e níveis de ensino) 2) nº de turmas de aulas, 3) nº de salas de aula regulares 4) nº salas de aula de apoio, 5) nº salas de apoio diversos e administração  6) nº depósitos, 7) nº de banheiros, 8) existência de pátio coberto e quadras esportivas e recreativa, 9) existência dos programas +Educação, Escola Aberta ou similares, 10) nível de violência e furtos no local, 11) QUANTIDADE TOTAL DE: ASG, PORTEIROS, VIGIAS, MERENDEIRAS, AUXILIARES DE SECRETARIA, OUTROS.

     Aguardamos sua participação/opinião. Divulguem para as escolas de sua região ou contato. Se não tiverem internet, usem a Lan House ou outra escola parceira.

4 comentários:

  1. Ok, Milttão. Grata pelas informações. Acrescento um item para a reflexão a respeito das definições de "tipologia" das escolas: - As peculiaridades do atendimento em Creches e CMEIS. O que eu quero dizer é que a quantidade de funcionários não pode ser avaliada somente pela área física da instituição.
    Esclareço, precisamos de apoio constante para colocar e retirar colchões nas salas no repouso; auxiliar no horário das quatro refeições diárias; auxiliar no atendimento do uso dos banheiros e chuveiros; limpar pisos quase que constantemente, entre outros. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a colega sobre as peculiaridades, inclusive tem que ser observada a questão do fun cionário do quadro que não tem jornada dupla e muitos já tem redução, são readaptados, etc. Então, não deve ser contado apenas o numero de funcionários mas também a quantidde de horas de cada um. Só para ilustrar : na escola que tem 3 funcionários do quadro e um terceirizado, correponderá a 5 expedientes (20h),se for os 4 terceirizados corresponderá a 8 expedientes (32h).

    ResponderExcluir
  3. De fato...funcionários do quadro tem regime/jornada diferenciado, especialmente, aqueles prestes a aposentarem-se. A situação dos cmeis com níveis 1 e 2 são também bem diferenciados.

    ResponderExcluir
  4. Eis o quadro de funcionários para o Bello Moreno
    1 Secretário Geral
    3 Aux. Secretaria ( turno)
    2 digitador
    3 aux. limpeza (turno)
    3 merendeiras (turno)
    3 vigias (total)
    2 porteiros (total)

    * Essa lista leva emconsideração pessoas ( fisica), como a esco tem funcionárodoquadro e terceirizado, a contagem será diferente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.