sexta-feira, 8 de abril de 2011

REFLEXÃO SOBRE O MASSACRE NA ESCOLA - A VIOLÊNCIA MUITAS VEZES PODERIA SER EVITADA

Depois do massacre na escola do Rio de Janeiro, todos os dias, a toda hora revivemos o drama daquelas pessoas através dos meios de comunicação que exibem constantemente as cenas de horror daquele dia e também o estado e as impressões dos familiares e pessoas envolvidas no caso.

O que se fala muito agora é a respeito da insegurança no interior na escola. Coincidentemente, também no Rio de Janeiro, hoje, teve outro caso de violência quando dois bandidos, fugindo da polícia, invadiram uma escola fizeram uma professora de refén e utilizaram até uma criança de seis anos de idade como escudo humano.

Particularmente, com relação ao primeiro caso, a prevenção contra a violência praticada por aquele jovem passa pelo cuidado e importância que pais, familiares, professores e comunidade em geral deve dar quando observar no comportamento da criança, do jovem ou mesmo de um adulto, atitudes estranhas.

Um programa de Tv apresentou a opinião de alguns profissionais da área de psiquiatria a respeito da personalidade do responsável pela chacina. Estes, analisando as características do comportamento do rapaz, concluíram tratar-se de um caso de esquizofrenia. Quando um individuo desenvolve, na maioria das vezes, uma psicose de perseguição.

Tentando compreender a relação entre o jovem e o local escolhido para praticar o crime, outro programa lembrou que de acordo com algumas informações colhidas, o tal rapaz, de “comportamento esquisito”, era frequentemente alvo de gozação por esse motivo quando estudava.

Observamos aí dois pontos que devem ser considerados como foco importante para a educação e construção da personalidade das crianças e jovens, principalmente na escola, onde os relacionamentos sociais são exercitados por excelência. O primeiro ponto é o já mencionado com relação a observação e tomadas de atitudes para auxiliar aquele menino ou menina que apresenta um comportamento que se distância totalmente do padrão normal para a sua idade ou grupo social. O segundo ponto, com a mesma relevância, tem a ver com a orientação que deve ser dispensada para aqueles jovens que se sentem no direito de fazer gozação e de machucar o colega.

A violência praticada por bandidos é possível ser evitada com uma política mais eficiente de segurança publica.

A escola, por ser um espaço constantemente aberto para a comunidade é uma instituição com segurança muito fragilizada, apesar de transparecer ser um lugar seguro. Até as igrejas e templos, lugares tidos como sagrados para a maioria dos brasileiros, são alvos de bandidos com extraordinária demonstração de desrespeito e descaso com a humanidade em geral.

A violência praticadas por pessoas doentes e psicologicamente perturbadas é possível ser evitada com mais investimento na valorização do ser humana

É necessário observarmos mais o outro, cuidarmos mais do outro.

É importante mais investimento na saúde para que as pessoas sejam tratadas.

É imprescindível a realização de políticas sociais mais eficientes para que as pessoas não passem fome e não sejam abandonadas.

É relevante a credibilidade por parte do poder público e da sociedade em geral, na necessidade de investir em educação, para que as escolas tenham condições materiais e profissionais capazes de garantir um espaço real para construir oportunidades.

É imperativo que as famílias voltem a reconhecer o seu papel e obrigação de educar os filhos, de ensiná-los, principalmente com exemplos as atitudes de respeito para com os outros.

E, finalmente, é  indispensável que cada um de nós admita a nossa responsabilidade evitar que o mundo se torne cada dia mais um lugar ruim de se viver.

O homem descobre a custa de muito sofrimento que a infelicidade do seu semelhante sempre acaba de uma forma ou de outra o atingindo. Ninguém consegue ser uma ilha.

4 comentários:

  1. N TENHO NADA A REPERCUTIR SOBRE O FATO. ESTOU, COMO O RESTANTE DO PAÍS, CHOCADO. SEGURANÇA......SEM COMENTÁRIOS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tem nem como se comentar tamanha atrocidade. Esse individo não pode nem ser chamado de gente, é pior do que um animal .AS autoridades precisam urgentemente de tomar uma posição com relação a escola que precisa ser um ambiente seguro.Não é possivel se continuar da maneira que está . Que Deus nos guarde e console aquelas familias enlutadas Em Mossoró rn

    ResponderExcluir
  3. Nem conhecia esse seu blog Ivana. O vi no seu perfil mas, como era um blog coletivo não me interessei em visitar. Mas é também muito bom! E só o conheci graças à Vovó Cibernética que você me sugeriu para seguir. Parabéns também por este espaço.
    Engraçado que este post fala exatamente de uma idéia que havia comentado recentemente no meu blog. É interessante como as pessoas têm idéias parecidas e expõem-nas em momentos e locais diferentes e depois se encontram. Algumas vezes, como esta, o encontro acontece ainda em vida, e pode-se compartilhar pensamentos. Ruim é quando ocorre depois da morte de algum, quando não há possibilidade do compartilhar como ocorreu com Piaget e Vygotsky.

    ResponderExcluir
  4. Agora comentando sobre o texto de sua postagem propriamente dito.
    Concordo quase inteiramente com suas colocações Ivana. Só alteraria parcialmente uma delas: "É imperativo que as famílias voltem a reconhecer o seu papel e obrigação de educar os filhos, de ensiná-los(...)". Eu diria não apenas isso mas, acrescentaria que é imperativo também que o Estado cobre das famílias o seu papel de educar e suprir as necessidades básicas das crianças e jovens e, principalmente, responsabilize as famílias também, pelos crimes dos menores, ou melhor, pelos atos infracionais dos menores já que menor não comete crime. Evidentemente, para isso, é indispensável, como você colocou muito bem, políticas sociais mais eficazes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.