sexta-feira, 15 de abril de 2011

UMA REFLEXÃO SOBRE NÓS NA INTERNET E OS JOVENS NOS LIVROS


"...De tudo, o que realmente ignoro ou lamento é observar que muitos adultos, alguns deles educadores e, portanto, formadores de opiniões, ou colaboradores delas, quase não se utilizam da internet para se comunicar.

Não estou me referindo aos adultos que não tem acesso a ela. Mas aqueles que se associam as redes sociais da internet e não se disponibilizam a interagir com ou outros através delas com a prioridade que deveria.

Ou, quando muito, o fazem como os jovens, sem aprofundamento, sem leituras, sem reflexões, ou seja, sem agregar maiores conhecimentos e possibilidades de evolução, apenas para “bater papo”.

Estes não tem o direito de falar dos jovens que não se esforçam para gostar de ler e aprofundar os seus conhecimentos.

Também as escolas, no geral, não têm sido, infelizmente, nenhum modelo de incentivo para os jovens adquirirem o gosto pela leitura.

Muito pelo contrário, e principalmente naquelas que oferecem ensino médio, o que se assiste são jovens sendo desestimulados a gostarem de Literatura, através de exercícios e cobranças de uma disciplina sem nenhum significado para eles. Apenas o de garantir a nota da prova.

Lamento profundamente por esses professores que não buscam acompanhar a evolução das ciências nos meios de comunicação e, principalmente, por aqueles que não conseguem, tendo a oportunidade, fazerem seus alunos se apaixonarem pela tradição da palavra escrita.

Não é realmente uma contradição, a escola, espaço legítimo do aprendizado da leitura e da escrita, ensinar os nossos jovens a odiar a Literatura?

Certamente a metodologia das aulas maçantes de Literatura, devem ser revistas.

Assim como a metodologia daquelas que também colaboram para os alunos odiarem Física, Inglês, Matemática, Química, Biologia, História, Geografia, Lingua Portuguêsa, Artes, Espanhol e etc...."

(Trecho extraído do texto A ESCOLA ENSINA A ODIAR LITERATURA  original do Blog http://mulhermaeprofessora.blogspot.com/ )

6 comentários:

  1. Gostei bastante da reflexão sobre a leitura e a escrita, sobre, principalmente o gostar de ler. A leitua é essencial e ler pela net é tõ prazeroso quanto o contato com o livro impresso. É uma questão de hábito e e querer experientar .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário aqui, que agora faço, não diz respeito ao post acima, mas a minha felicidade em encontrar o comentário de Poetriz. Quando escrevemos ficamos torcendo por esta interação, por um comentário que enriqueça o nosso texto ou que apresente uma nova visão do que expomos. O que seria de se pensar acaso em um blog de educadores como este entendêssemos que nenhum leu ou não despertou nenhum interesse em colaborar? Acredito que estamos iniciando e nos habituando a essa dinâmica. Lá na frente, serão muitos textos publicados e muitos comentários, acrescentando mais sabedoria aos textos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que a colega Ivana escreveu. Quem escreve, escreve para que alguém leia e, se houer uma devolutiva melhor aind. O livro é maravilhoso, temos uma literatura rica e diversificada, longe de mim prescindir deste, mas a internet nos oferece um recurso que me fascina: essa troca,às vezes em tempo real, entre escritor e leitor. Também escrevo em blog e gosto qundo quem lê registra sua passagem e deixa sua impressão sobre o qe leu.Se isto acontecer de forma sincera, melhor ainda. Quando se tem a coragem de expor as idéias publicamente, deve-se ter amadurecimnto para aceitar, também, os pontos de vista contrários, desde que estes sejam colocados com respeito e de forma a contribuir.
    Que venham as interações, é assim que crescemos como pessoas e como profissionais.

    Fátima Mota

    ResponderExcluir
  4. Tenho deparado-me cada vez mais com excelentes textos deste blog ou em em outros relacionados e, na maioria das vezes, vocês os assinam. São tão bons e substanciosos que fico até tímido ou inseguro em postar um comentário as pressas, sem a devida elaboração. Deixo para fazê-lo numa oportunidade mais tranquila no futuro e, muitas vezes, isso não ocorre.

    Assim, meninas superpoderosas das letras, artes e reflexões perdoem-me por minhas falhas em não deixar regularmente comentários a altura da grandeza dos posts assinados por vocês e por outros colegas.

    Quem atua em muitas frentes ou campos, principalmente, abrindo "estradas" em terrenos brutos ou virgens visando facilitar o caminhar de pessoas mais especializadas, certamente não espera ganhar o prêmio de excelência no que faz, apenas, no máximo, ser lembrado como desbravador.

    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  5. O que fazer com Milttão? rsrsrs Por um lado, penso que podemos perdoá-lo, considerando que ele é realmente um "desbravador", se não fosse as suas iniciativas, provavelmente nem estaríamos aqui. Por outro lado, dizer que "fico até tímido ou inseguro em postar um comentário"...venha com essa não viu? Você escreve muito bem, quem duvida confira os seus Blogs. Seus comentários são muito pertinentes e muito bem vindos em nossos textos,sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que a amiga falou, acho a iniciativa deste blog, criado pelo Milton, simplesmente excelente. Quanto a escrever somos todos aprendizes, eternos aprendizes e, isto faz toda a diferença. Aqui não é espaço para julgamentos, mas para fazeres. Então façamos!!!!!!!!!!!!!!
    Fátima Mota

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.