domingo, 29 de maio de 2011

Sem usar bem esse webportal, o FOGEM não crescerá...

   
       Deus é testemunha e, alguns de vocês também, que tenho insistido regularmente que esse WebPortal poderá dinamizar, enriquecer e dar maior publicidade as ações do FOGEM. Desde que tomei a iniciativa de iniciar o projeto, tenho falado com os colegas gestores que participam das reuniões físicas para que passem a usar efetivamente e regularmente o portal, mesmo que seja a área do blog. Tenho falado especialmente com Wandell, o mais fluente e destacado membro do FOGEM nas reuniões físicas, para que esse socialize suas ideias, opiniões, falas e informações neste espaço virtual para que os gestores que não conseguiram ir aos encontros físicos, possam inteirar-se sobre os fatos ocorridos e tecerem opiniões alinhadas  ou não com as falas dos colegas presentes. Afinal, as posições e deliberações específicas do FOGEM devem refletir a vontade da maioria do seu coletivo. Para minimizar as dificuldades de fluidez  no uso das ferramentas do webportal, tenho colocado-me a disposição do coletivo do FOGEM para socializar meus conhecimentos afins. Infelizmente, não tenho tido sucesso. O interesse parece muito baixo.
Nem mesmo tenho recebido com a brevidade necessária o resumo das atas das reuniões do FOGEM para disponibilizá-las no portal.
       Sinceramente, ou evoluimos para o Séc. XXI e passamos a usar as principais ferramentas de comunicações disponíveis para desenvolver a rede social e de informações do Fórum ou continuaremos o limitando a um "muro das lamentações" e de críticas, especialmente, daqueles colegas que não se percebem membros do FOGEM e que não participam das reuniões regulares.
        Solicito aos colegas educadores e gestores, especialmente, aqueles mais familiarizados com a internet que abracemos e toquemos juntos o projeto do webportal do FOGEM, pois ele tem tudo para enriquecer e fortalecer o FOGEM. Solicito ao Wandell e ao Christyan que repassem via blog do FOGEM as informações e/ou opiniões deles obtidas a partir dos encontros que tiveram representando o FOGEM. 
        Lembro aos colegas que dia 01 de junho, quarta-feira, a partir das 14h30min, no CEMURE, deverá ter reunião ordinária do FOGEM. Proponho que inclua-se os seguintes pontos na pauta: 1) Escolha dos Coordenadores de FOGEM por região, conforme prever o novo estatuto; e 2) Posicionamento do FOGEM sobre os recursos do PDE Federal e Municipal, inclusive, gerando documento que encaminhe denúncia as Promotorias estadual e federal competentes sobre a situação da ausência dos recursos na grande maioria das escolas.
        Por fim, digo que eu, Ivana e Fátima Motta (Poetriz) sozinhos somos insuficientes para tocar o portal do FOGEM, afinal, temos as demandas de nossas nossas escolas e de projetos pessoais. 

4 comentários:

  1. Bravo, Milttão! Muito bem dito. Vc, como já colocou em outras postagens, abriu o caminho virtual para que nós educadores pudessemos estar aqui e no http://unescolasrn.ning.com/ trocando idéias, comunicando, avisando e fazendo amizades. Estou certa que o maior impecilho para isso está no fato da maioria dos educadores da nossa geração está à margem da comunicação virtual. Mas isso é um problema que só pode ser vencido pela consciência da importância deste espaço. A tecnologia virtual é irreversivel, se pelo menos tentarmos acompanhá-las, dentro de pouco teremos uma grande população de educadores analfabetos virtuais.

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  2. Prezados colegas gestores, assumo o compromisso de sempre disponibilizar as minhas informações neste espaço, acredito que juntos podemos nos organizar e lutar por uma gestão melhor das nossas unidades de ensino. Um abraço!

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  3. Bravo mesmo! Este espaço deve ser realmente melhor usado e aproveitado, até porque o cotidiano das escolas nos deixa tão atarefados que deixamos de ir às reuniões do fórum (FOGEM). Eu mesma estou em falta, esta é a segunda que eu perco, mas deverei corrigir este problema. Lembro que o uso da net não deverá atrapalhar a presença nas reuniões, porque estas também são importante. Agora que facilita antecipar a pauta e disponibilizar os encaminhamentos, isso facilita. Também o resultado dos encontros com o secretário deveria ser disponibilizado.
    Um dia quem sabe estaremos contagiados pr esta maravilhosa ferramenta: a net.

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  4. Acredito que o problema de maior da pouca mobilização dos educadores com os problema da classe, como esse, não se trata especialmente da falta de acesso a internet, mas da crescente cultura do conformismo social ou da desesperança da maioria. Nossa classe tem acesso a uma diversidade de conhecimentos de forma instantânea que nossos antigos colegas que lutaram em guerrilhas e greves nas décadas passadas não tiveram. Eles não perdiam as oportunidade de lutas, nem ficavam parados diante de injustiças Hoje vivenciamos conquistas trabalhistas conquistadas por esse colegas que no passado se arriscaram pelo bem comum, como a Professora Amanda Gurgel que mesmo sem ter acesso constante na net, deu exemplo de ser uma militante social comprometida com sua classe. Ainda temos ainda muito o que alcançar em nossa classe. Mas isso implica luta conjunta, correr riscos e enfrentar juntos as injustiças sociais e humanas ainda vigentes em nossa classe trabalhadora. Mas onde está nosso senso de coletividade social? Estamos na era do individualismo. Queremos melhores condições de vida e de trabalho, mas poucos lutam juntos em função disso. Injustiças sociais são comuns em nossa história, mas a vitória só é possível com luta. Isso depende mais de uma ação conjunta que de acesso informatizado, embora isso seja sem dúvida relevante. Não podemos usar como desculpa nossa ignorância virtual, mas transcender de nossa ignorância social como evocou Max e Engel no século passado, pois foi daí que nasceu o grito: " O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!"

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