O FOGEM necessita que seus membros (Gestores de escolas e cmeis posicionem-se urgentemente concordando ou não com a elaboração e envio de um Pedido de Justificativa do FOGEM para a SME, requerendo justificativa(s) que ancorem as recentes exonerações de diretoras de CMEI, legalmente nomeadas para o triênio 2011-2013. Não havendo justificativa maior, que sejam desconsideradas as exonerações, pois há suspeita de perseguição política, em alguns casos.
Um caso a destacar é o que envolve a diretora recém exonerada Joséria do CMEI Frei Damião, que é super querida na comunidade e por seus colegas profissionais. Ela substituiu a atual Secretária Adjunta de Gestão da SME, na época, a gestora da Creche, a partir do mandato do prefeito Carlos Eduardo, o que gerou contrariedade na ocasião. Ao que parece, o sentimento negativo ainda não foi diluído.
O Conselho Comunitário do bairro Bom Pastor, atendendo a pedidos de mães de usuários, saiu em defesa da diretora exonerada Josélia (CMEI Frei Damião) e promoveu uma ação no CEMURE. Mesmo sendo pacífica e ordenada, a ação gerou certo mal estar, nos secretários da SME presente no evento, pois entenderam que o momento era inoportuno. Mesmo assim, agendaram reunião com representantes dos manifestantes para o dia 22/06, as 16h, no gabinete SME.
A reunião aconteceu com o secretário adjunto Marcos Cleber. Estiveram presentes representações de dois cmeis, na maioria, mães de alunos, que, emocionadas pediam o retorno das diretoras Joséria e Daniela. Marcos ouviu atenciosamente as representações e prometeu que próxima segunda a tarde teria uma resposta se era possível ou não o retorno das diretoras as suas funções.
O SINTE-RN também entrou na briga para coibir possíveis perseguições políticas, segundo afirmou Fátima Cardoso. O FOGEM tem obrigação de se posicionar.
Assim, o dirigente de escola ou cmei que concordar com o Pedido de Justificativa e/ou Desconsideração das exonerações suspeitas, coloque seu nome, instituição e a referência: Concordo com o Pedido, abaixo da postagem. Como? Clique em "comentário", que abrirá uma janela para fazer o comentário e depois salve-a/publique.
Milton França Junior
ResponderExcluirvice-Diretor
Escola Mun. Fca. Ferreira
CONCORDO COM O PEDIDO DE JUSTIFICAÇÃO E, NÃO HAVENDO MOTIVO MAIOR, COM A DESCONSIDERAÇÃO DA EXONERAÇÃO. DIGA NÃO AS PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS.
FRANCISCA JOSENI DOS SANTOS
ResponderExcluirDIRETORA
E. M. PROF. EUDO JOSÉ ALVES
Concordo com o pedido de justificativa e, não havendo motivo real, com a desconsideração da exoneração.
Ivana Maria de Lucena Silva
ResponderExcluirDiretora
CMEI SATURNINA ALVES DE LUCENA
CONCORDO COM O PEDIDO DE JUSTIFICATIVA E, NÃO HAVENDO MOTIVO MAIOR, COM A DESCONSIDERAÇÃO DA EXONERAÇÃO.
Embora saiba que o meu apoio pode implicar na minha colocação como próxima exonerada, confio no FOGEM e louvo o seu apoio às minhas minhas amigas, tenho certeza de que se acontecer comigo não será diferente. E se o fosse, ainda assim, me uniria sempre em apoio a quem foi tratado com injustiça. Acho que essa é a postura correta de um educador.
Maria de Fátima Mota Moraes Lopes
ResponderExcluirVice diretora
Escola Municipal Prof. carlos Bello Moreno
Concordo com o pedido de justificativa e, não havendo motivo real, com a desconsideração da exoneração.
Tenho porém uma ressalva a fazer: O correto seria estarmos lutando pela Gestão democrática nos CEMEIS, propondo eleições diretas, urgentemente, para os gestores. Até porque é a única maneira de acabar com os conchavos e perseguição política.
E isso deu em quê?...
ResponderExcluirDevido ao pouco apoio registrado nesse mecanismo de consulta e adesão, pelo esvaziamento da reunião de ontem do FOGEM e, especialmente, seguindo sugestão de alguns colegas gestores, realizaremos um abaixo-assinado em defesa da criação e aplicação de Lei para Eleição de Gestores de CMEI, ainda esse 2011. Teremos uma versão física e outra online (na internet) que, unidas, serão encaminhadas ao Ministério Pública, a CMN e a Prefeita. Acesse o endereço: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LGEI2011
ResponderExcluir