quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ENCONTRO DE GESTORES PROMOVIDO PELA SME


A pauta do encontro desta quarta-feira 17 de agosto no CEMURE foi:
·         8 h – Acolhimento – Prof. José Antonio Milanez
·         8:30 – Escola de leitores (concurso) – Profª Miriam Dantas
·         9h30 – Diálogo com o Secretário Prof. Walter Fonseca.
·         12h – Encerramento.

REGISTRO DE ALGUNS PONTOS DISCUTIDOS NO MOMENTO: “DIÁLOGO COM O SECRETÁRIO PROF. WALTER FONSECA”.
                                           
Novamente os velhos problemas das escolas foram suscitados e, embora o Secretário tenha contado com a ajuda dos responsáveis pelos departamentos e setores mais requisitados como o Financeiro e Engenharia, as respostas sempre recaíram na mesma situação, “falta dinheiro para cumprir as demandas”.

Apesar disso, o Secretario apresentou a esperança de conseguir solucionar os problemas mais graves e equilibrar a situação da SME, até o mês de dezembro. Essa expectativa, segundo ele, fundamenta-se no  TAC – Termo de Ajuste de Conduta, acordado entre a Prefeitura e a Justiça. “Até dezembro haveremos de recompor a educação do município”, foram as palavras otimistas do Secretário.

A resposta mais imediata, no sentido de atender as demandas das escolas e CMEIS foi a declaração de que houve a licitação e a contratação da empresa WT  para dar inicio imediatamente a “manutenção constante e não emergencial” na rede municipal de ensino. O Secretario explicou que a proposta para viabilizar esse atendimento é que o próprio diretor entrará em contato diretamente com a empresa para solicitar o serviço

O professor Walter declarou também acreditar que a gestão democrática nas escolas não pode ser afirmada enquanto estas continuarem dependendo da Secretaria para resolver simples problemas como trocar uma lâmpada.


Uma noticia preocupante apresentada pelo Secretario foi a de que a  SEGELM está alertando para um  problema com os Gestores que tem matricula no estado e no município. A secretaria, afirmou o Secretario, está tomando providencias para não ser considerado como irregular.

O mal estar da reunião ficou mesmo por conta da historia do feriado do Dia do estudante, que foi suspenso na véspera para todos os CMEIS, por ordem do próprio Secretário. Em seu discurso defendendo a prioridade do atendimento as famílias que necessitam deixar seus filhos nas creches para trabalhar, ele reafirmou a sentença de punição para os CMEIS que desafiaram a sua autoridade. Embora não tenha declarado as sanções que serão aplicadas, nós diretores destas unidades de ensino tememos a todo instante por uma exoneração sem nenhum direito de defesa.

Uma professora presente, discordando dos argumentos apresentados pelo Secretario, declarou: “As minhas crianças são estudantes sim, no CMEI que trabalho nós realizamos um excelente projeto, com o berçário I, sobre os cinco sentidos, que foi publicado”. Concluiu “ Ninguém vai me convencer de que eu não sou professora e que a minha criança não é aluno.

Retomando a palavra o Professor Walter declarou sentir-se ofendido e que ouve uma interpretação errônea das suas palavras. A professora desculpou-se dizendo não ter sido a sua intenção ofende-lo, compreendendo a necessidade de respeita-lo enquanto cargo superior.

Uma das gestoras socializou a preocupação com relação a falta de condição da sua escola em participar da Marco. Referindo-se a toda rede municipal de ensino, afirmou: “As escolas estão sem recursos para comprar material e para transportes. Em seguida, fez uma defesa dos  Centros Infantis: “Não compreendo o celeuma devido a dois dias sem aulas dos CMEIS se não houve da mesma forma essa preocupação quando eles ficaram parados por falta de alimentos, reformas e outros motivos...”.

Em seguida, após algumas perguntas e respostas a reunião foi encerrada dentro do horário previsto. Ao despedir-se dos presentes o professor Walter Fonseca  fez dois comentários realçando a importância deste FORUM, referindo-se a importância das instituições se organizarem para evitar tomadas de atitudes isoladas.

  •  “Devem ser tomadas as atitudes no Forum de Gestores e nos Conselhos das Unidades, mantendo a Secretaria sempre informada”.  
  • “É importante reforçar a utilização do FORUM como interlocutor da categoria junto ao Secretario, para isso esse órgão tem um canal aberto com o gabinete todas às primeiras quintas-feiras de cada mês”

3 comentários:

  1. Valeu Ivana! Sua narrativa foi 1000. Não pode ir, mas sentir-me lá, tantos foram seus detalhes. Nos comentários sofre o FOGEM Walter foi gentil. Tomara que nossos colegas valorizem.

    ResponderExcluir
  2. Gostei Ivana, seus relatórios sempre muito fiéis as falas.Também não pude ir pois tô de férias, valeu o repasse. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. É um prazer colaborar com a integração entre a gente. Sabemos da importância de pertecer a um grupo, sozinho não temos força e os problemas tornam-se maiores do que são. Milton tem toda razão no seu anseio para que os gestores valorizem o seu FORUM. Queria mandar um abraço especial para a minha amiga Fátima Pinheiro, gostei da sua participação aqui e da visita com um recadinho carinhoso no Blog do CMEI. Boas férias.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.