quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REPASSE DA REUNIÃO COM OS GESTORES DE CMEIS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – 24/08/2011.


Representantes da SME presentes na reunião:
Dra. Denise/ Marcos/ Alberany/ Kátia/ Jussara/ Eliana Torres/ Marcos Cleber/ Dr. Claudio/ Domingos/ Soraya

ALGUNS PONTOS APRESENTADOS

·         A professora Jussara – Dos 71 CMEIS, 69 funcionando, alguns parciais – s/ colchões – aguardando licitação – “muito complicado”.
·         Auxiliadora – CADE –  3232-4732 - Recebendo as necessidades das escolas juntamente com as sugestões para resolve-las.
·         Profª Eliana Torres – Mandar urgente o quadro funcional atualizado.
·         Um gestor – Problemas em fazer os funcionários terceirizados cumprir as 8 horas.
·         Marcos Cleber – Apesar da Circular dando ciência das 8 horas – ser taxativo c/ relação a esse cumprimento é delicado – cada CMEI tem a sua realidade própria. – Todos os contratos das empresas são de 44 horas (incluindo os sábados até o meio-dia) – A adequação deve ser feita com base na necessidade e não no funcionário.
·          – Sobre as decisões nas escolas: “Existe um equívoco com relação ao poder do conselho – conselho não decide e comunica – conselho decide e encaminha para submeter à aprovação do órgão central.”
·         Soraya – Formação pela escola – próximo vinculo – SETEMBRO – OUTUBRO.
·         Edilson - RH - Sobre os salários das auxiliares de salas – contratos temporários (professores, ASG – porteiros...) – Combinado – folha pronta até o dia 02 – encaminhada para o FINANCEIRO – Processos prontos – aguardando autorização – PROBLEMA: Falta de recursos – SEMPLA – fonte 111 (recursos próprios da prefeitura – de taxas e impostos).
·         Gestor – DIFICULDADE – Férias do Pessoal da CM3 – a empresa não tem ninguém.
·         SECRETARIO – Prof. Walter Fonseca – (Justificou o atraso – cerimonia com a prefeita) – Iniciou a sua fala:
o   “Sou um professor por opção e paixão”
o   “O nosso trabalho não se justifica com o salário ou reconhecimento, mas com a certeza da construção do futuro.”
o   “Faltam políticas públicas para reconhecer o valor.”
o   “Quem educa tem que ser educador”
o   “Quem dirige tem que estar preparado para ser dirigido, para respeitar uma hierarquia.”
o   “Quando cheguei, encontrei a casa dividida, hoje tem mais harmonia na SME.”
o   Com relação ao feriado do dia do estudante – “Fui surpreendido com o questionamento a respeito de dois dias sem aulas”. “Meu erro: Obrigação de conhecer o calendário ...”. – Concepção de que a criança não tem entendimento da homenagem – A culpa não foi dos educadores infantis, estava no calendário – Devemos unir a visão pedagógica com a assistencial (as necessidades básicas das crianças) – “Fui impulsionado por uma reação à ação: - Não vamos abrir mão do feriado.” – “Entendo as dificuldades dos gestores.” – “Para não parecer um ditador, solicitei uma circular...” – “No final da circular consta que haverá punição e isso eu vou cumprir.”
o    – Sobre a profª Eliana Torres: “ Um dia a história reconhecerá o empenho desta mulher pela educação no município de Natal.” – “Pelo amor de Deus, devemos trabalhar as nossas emoções.” – “ Um educador tem que trabalhar sentimentos e reações.”
o   “Admiro e respeito os gestores que muitas vezes deixam a família em segundo plano para se dedicarem aos CMEIS.”
o   “Quero o relatório daqueles dois dias, com base neles serão tomadas as decisões.”
o   “Jamais perseguição pequena.”
o   “Jamais busca autoritária.”
o   “Atender os problemas de ordem financeira nos CMEIS precede a necessidade de eleição dos gestores....Se alguém me convencer do contrário...”
o   “Uma eleição não faz muita diferença na qualidade do gestor.”
o   “Quando eu cheguei, poderia ter tomado à posição de substituir todos os gestores da gestão anterior. Não sei se acertei em não fazê-lo.”
o   Com relação a eleição: “Temos que pensar junto com a prefeita. Estamos em um momento de tensão, de queda de braços. As vezes uma tomada de decisão na hora errada tem consequências piores.”
o   Sobre a NORMATIZAÇÃO: Gestora: - A Secretaria da educação está preparada para cumprir a resolução que determina 12 crianças por sala? – Qual é o tempo destinado para o planejamento do professor? – Como podemos adotar o tema da JENAT de professor pesquisador?  Secretario: - “NÃO CONSIDEREM A RESOLUÇÃO.” – “O servidor publico pensa muito nos direitos e pensa menos nos deveres.” – “Vamos agendar um outro momento desse.”  (desculpou-se por ter que se ausentar.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.