quinta-feira, 21 de julho de 2011

Saldo da Reunião FOGEM de hoje com o Secretário da Educação...

Mais um prazo de espera e muito compartilhamento de angústias, sendo a maioria delas do Secretário Walter Fonseca. Segundo ele, dito em outras palavras, a Prefeitura está em estado de falência financeira. Os recursos financeiros acessíveis são tão escassos que o esforço concentrado é para manter os salários em dia. Os outros compromissos financeiros passaram para o campo da disputa para definir as próximas prioridades. A desculpa oficial do momento é o bloqueio de repasses dos governos federal e estadual. Tivemos que abreviar o tempo da reunião, pois o secretário teria uma reunião com a cúpula financeira e administrativa da Prefeitura.

A representação do FOGEM declarou que não haveria mais condições de esperar mais pelas soluções da SME, inclusive, das demandas criticas das escolas, sem realizar ampla divulgação da problemática existente na rede de ensino municipal de Natal. O secretário pediu que esperássemos até o próximo encontro extraordinário marcado para terça, dia 26, as 15h, com a mesma comissão do FOGEM. Na ocasião espera responder com mais segurança a possibilidade de honrar ou não com vários compromissos, especialmente, os que dependem de dinheiro.

Sobre as exonerações dos gestores de CMEI's, o Walter declarou que está analisando rever alguns casos. Perguntado se haveria eleições para gestores de CMEI este ano, respondeu que a possibilidade é remota, pois está requerendo a uma comissão a elaboração de um documento mais aceitável na atual conjuntura.

2 comentários:

  1. Não seria bom a comissão, alguns minutos antes de entrar na sala do Secretário, pelo menos, discutirmos alguns encaminhamentos para a reunião?

    ResponderExcluir
  2. Tenho algumas dúvidas: 1-Os esclarecimentos oficial do motivo do bloqueio das contas da prefeitura, não é um direito nosso?
    2- Não temo direito de cobrar esclarecimentos sobre o motivo das exonerações dos gestores de CMEIS, como Daniele e Joséria, por exemplo, a quem temos boas referencias sobre a idoneidade e competência? (Devemos fazer a lição de casa e conferir a lista dos gestores exonerados).
    Para mim a atual conjutura que impossibilita a eleição de gestores é o objetivo de manter o cabresto nos mesmos. (-Pronto. Falei!)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.