sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARTA ABERTA AO FÓRUM DE GESTORES MUNICIPAIS


Nata 17 de fevereiro de 2012.

Queridos amigos do FOGEM,
           
            Estando saindo da gestão por motivos de exoneração em massa de gestores e gestoras de CMEI na data de hoje e, venho através desta, despedir-me dessa categoria e de alguns amigos em especial que por diversas vezes tentou aqui se fazer “grupo” , tentou manter dentro desse caos que se instalou na nossa educação um Fórum de gestores para discutir os nossos direitos e caminhos para alcançar a qualidade nas escolas.
Sou testemunha que por diversas vezes conseguimos ser “grupo”, quando nos reunimos para socializar a luta de cada um, as angustias e as estratégias para superar as adversidades que tem sido muita nas escolas e CMEIS, principalmente nessa gestão municipal que hora somos sujeitos. Levo boas recordações desses momentos.
Assisti, com orgulho, tentativas de pessoas como Milton, Wendell, Christyan e outros amigos, com o respaldo da nossa confiança, de representar a nossa categoria diante da Secretaria Municipal de Educação. Todavia, lamento que, até isso, foi politicamente desarticulado quando começou a se usar o “FOGEM” apenas para repassar os “recados” da SME, com o pretexto de havermos nos tornados parceiros. Do nosso lado, creio firmemente, na intenção de colaborar, do lado de lá, tenho a certeza, da intenção de manipular e desestruturar o nosso fórum.
Embora nunca existindo oficialmente e essa foi sempre a maior de nossas falhas, o FOGEM é para todos os que estão assumindo uma administração escolar, uma “ideia” ou um “ideal”, uma possibilidade de integração, de luta e discussões a respeito da qualidade de gestão que está sendo realizada nas nossas escolas e CMEIS. O FOGEM existe a todo o momento em que se reúnem pessoas que acreditam nisso e que se unem para planejar estratégias de enfrentamento às dificuldades e de aperfeiçoamento da arte de gestar um espaço onde a educação acontece.
Espero que um dia o FOGEM venha a tornar-se uma instituição forte, capaz inclusive de lutar contra uma injustiça como essa, de exonerar gestores de instituições de ensino, que vinham cumprindo o seu papel com empenho e competência. Mesmo sendo alegando o direito da Prefeita sobre os cargos, não há justificativa para tais exonerações a não ser as manobras politicas que pretendem instaurar dentro da nossa rede de ensino, transformando CMEIS em “currais eleitorais”.
Quem sabe um dia se compreenda que representar o povo ou uma categoria não significa tomar atitudes pessoais ou partidárias, mas ouvir aqueles que os escolheram para estar lá e ser um porta-voz das suas ideias e reivindicações. Nesse caso, o Secretário da Educação já deixou claro que a comunidade não tem nenhum direito de opinar.
Quero deixar claro que saio realizada no trabalho que me propus fazer, um trabalho que pode ser avaliado por qualquer pessoa que visitar o CMEI que administrei ou conversar com alguém que me conheceu de perto durante essa jornada. Não há nada que possa abalar a minha integridade ou por em duvida a minha competência.
E, por ultimo, não poderia ser diferente, gostaria de chamar para a luta. Esse não é o momento de abandonar os que caem, ou melhor, os que são derrubados. Quem se isenta, ainda que por motivos particulares, de participar de um momento como esse, tenha a certeza de que está compactuando e aprovando a forma como estão administrando a rede publica de educação na nossa cidade.
Nesse dia 22 de fevereiro (quarta-feira), por ocasião da abertura da JENAT, um protesto está sendo organizado pela comunidade natalense e pelos professores, na frente do CEMURE. A hora é agora, depois de nada adiantará o lamento.
Um abraço e até breve.

Ivana Maria de Lucena Silva
(Ex-diretora do CMEI Saturnina Alves de Lucena)


7 comentários:

  1. Cara Amiga Ivana,

    Suas palavras são repletas de sabedoria e verdades. Desde que aconteceu o primeiro lote de exonerações, sem que houvesse um movimento de massa da categoria em contrário, ficou o convite e o encorajamento para novas exonerações típicas de perseguição política.

    O "nosso" presidente da CMN e atual prefeito em exercício, ao promover esse ato de exoneração em massa, demonstrou que assimilou bem a essência e estratégias inquisitivas dos velhos coronéis politiqueiros, quem sabe, nos percursos e lidas do seu programa Valeu Boi.

    Certamente quis demonstrar poder supremo, mesmo que momentâneo. Todavia, pode ter desencadeado um processo que culminará no seu suicídio político. Ao menos das suas ambições de conquistar, via eleitoral, a vaga de Prefeito de Natal. O pouco tempo de poder dado já o habilitou a exercitar um processo político-inquisitório inaceitável em qualquer época.

    Por fim, declaro de forma inequívoca que sua amizade, coleguismo e compartilhamento de informações foram e serão sempre importantes para mim e que não sejam abalados por um momentâneo afastamento de uma junção. Tenho certeza que sua experiência, habilidades, competência e dedicação serão reaproveitados nas próximas oportunidades de gestão e continuamente no ininterrupto exercício de educadora.

    Meu fraterno abraço,

    Milttão

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Milttão, que tão bem me acolheu nas redes virtuais e quando nos conhecemos já tínhamos uma amizade firmada. Tenho toda a certeza da sinceridade de suas palavras. Agradeço de coração as referencias que faz a mim profissionalmente. Estamos aí, onde estiver, por uma educação de qualidade e a luta constante pela valorização humana e respeito profissional de todos os que se envolvem nessa missão. Um grande abraço. Conte comigo, sempre, para o que precisar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivana!
    Sábias palavras. Só compreendidas por quem está na direção de uma escola municipal.
    Conte comigo também, somente juntos poderemos lutar pelas escolas e pelo direito de geri-las democraticamente...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável meu amigo os rumos que a educação tomou em nosso município. Perguntaram-me porque eu estava sozinha nessa e respondi: - Você viu alguém além de mim se manifestando? - Por sorte, passado o choque, eu acredito, recebi muito apoio de colegas. Desejo que o FOGEM um dia venha a se tornar mesmo um Forum onde em momentos como esse onde um gestor seja tratado de forma injusta ele encontre aqui o apoio que precisa para reivindicar seus direitos.

      Excluir
  4. Fiquei sabendo sim amiga, lamento e repudio mais essa ação e desserviço com a educação. Está claro e evidente que não podendo manipular as escolas, ela partiu para os Cemeis. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga pelo apoio. Todavia devemos ficar ciente que as coisas desse tipo acontecem porque não aprendemos ainda a sermos unidos. Sempre ouvimos dizer que "a união faz a força" mas na realidade o que vemos é "cada um por si e Deus por todos". Enquanto isso não mudar, haverá sempre um "poderoso" passando por cima de alguém... de alguém... de alguém... e de toda uma categoria profissional. bjs

      Excluir
  5. Confesso que entrei no Blog sem esperança alguma de ver aqui algum comentário, mas, fiquei muito feliz em haver me enganado. É assim que deve ser esse Blog, interativo, atuante. Tomara que mais gestores despertem o interesse por esse espaço democrático criado para atender as nossas necessidades. Um abraço e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.